quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Projeto mala do livro do metrô


O projeto mala livre do metrô, coordena ações que promovem a leitura em comunidades de pouco ou nenhum acesso a bibliotecas públicas e tem como base mini-bibliotecas residenciais instaladas em caixas-estantes de madeira que comportam até 200 livros, entre volumes literários, material didático, revistas, dicionários, enciclopédias e gramáticas.
O programa está inserido no conjunto de políticas públicas promovidas pelo Governo do Distrito Federal para democratizar o livro e aprimorar o índice de leitura do DF, visto que a popularização da leitura e do uso do livro é um processo fundamental da construção da cidadania e do desenvolvimento sócio cultural das comunidades.
Para garantir o cumprimento das metas, a coordenação da Mala do Livro renova os acervos de acordo com as necessidades de cada comunidade, promove cursos de capacitação dos Agentes Comunitários da Leitura e organiza atividades culturais para estreitar as formas de interação com o livro e com outras manifestações culturais como teatro, música, artesanato, debates, torneios e mostra de vídeos.
Além da Biblioteca Nacional de Brasília, a Mala do Livro está disponível nas nove principais Estações de Metrô da cidade: Estação Central, Taguatinga, 108 Sul, Guará, Águas Claras, Samambaia e nas três Estações de Ceilândia.
No local haverá um ponto de empréstimo de livros, sem necessidade de cadastro. Pelo programa, qualquer pessoa que se interessar por um dos títulos disponíveis pode levar para casa e devolver quando quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário