sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Os sebos vão à internet…



Outra maneira encontrada pelos sebos de se modernizar foi o uso da internet. Muitos sebos, a exemplo do Sebinho, têm sites próprios, twitter e aderiram a vendas online.
Uma iniciativa criativa para mediar as compras foi a criação em 2005 do site Estante VirtualNele estão cadastrados sebos de todo o Brasil e com um sistema de busca avançado os internautas procuram os livros que desejam. A pesquisa pode ser feita pelo nome do autor, título, editora ou descrição. A partir daí é disponibilizada uma lista com o título, autor, informações sobre o livro, o vendedor e o preço.  
“A estante virtual é a melhor opção para quem não tem muito dinheiro. Pode-se achar diferenças de preço gritantes entre livros iguais. E se sebos de internet atuam num mesmo universo, então facilitam a leitura.”  Comenta Priscyla, que também usa comunidades no Orkut para encontrar os livros que deseja.
O Estante virtual conta com 1.820 sebos de 321 cidades e 7 milhões de livros online e um número de vendas de 5000 livros/dia.O site tem  como bandeira a democratização da leitura, que segundo eles só é possível quando o leito tem realmente a possibilidade de escolher o livro que quer ler.
A possibilidade de o leitor fazer parte do Sebo também é algo que atrai a atenção. No Estante Virtual os leitores podem se cadastrar e também vender os livros que não querem ou não precisam mais. Nas lojas físicas de usados o leitor trás aqueles livros que já leu e troca por novos. “Eu, por exemplo, venho aqui no Sebinha compro um livro por 25 reais, quando não quero vendo por mais barato, uns 13 reais, intero mais um pouquinho e compro outro livro.  É quase como ler dois livros pelo preço de um, que ainda está com desconto. É um baita negócio pro consumidor!” comenta o empresário Roberto Gil animado.
Seja pela internet ou em lojas físicas, os Sebos de Brasília tem atraído diversas pessoas. Algumas visam livros raros, outras querem preço, ainda há os que procuram por um conteúdo específico, ou aqueles que vão atrás de outros produtos. E os sebos vão se reinventando, agregando valores, produtos e chamando clientes. E na sua estante, há lugar para o livro usado?

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